Ontem depois do muito pouco que aprendi sobre o que ando a ler disse ao pai que estava na altura de mudarmos algumas atitudes/comportamentos com o Tomás. Para ele aquilo tudo pareceu uma parvoíce, disse que não acreditava que fosse mudar alguma coisa nele e que tudo seria igual e quando não dizia nada simplesmente ria-se. Eu expliquei lhe tudo e pedi lhe para tentarmos! Eu sabia que para ele também seria difícil e que para além de irmos mudar a forma de educar o nosso filho eu teria também de mudar a forma do pai ser, pensar e educar... Dormi sobre o assunto, sabia que mais tarde ou mais cedo ia chegar a oportunidade de lhe dizer “Tenta agora!”

Hoje depois de “dois turnos” o pai chegou a casa cansado e enquanto conversávamos sobre mil e uma coisas o Tomás tentava chamá-lo a atenção. O problema surge quando ele magoou o pai e este lhe gritou! Olhei para ele enquanto o Tomás chorava e disse lhe: “Ves o que falamos ontem!? Tenta perceber o que ele quer sem lhe gritar.” O pai olho para mim com um ar meio desconfiado  mas tentou! Pediu desculpa ao Tomás e perguntou o que se passava porque é que ele andava a saltar em cima dele. O Tomás disse-lhe que só queria brincar. E ali ficaram os dois por uns 10 minutos entre brincadeiras e mimos e no fim o pai olhou para mim e sorrimos!

Eu fiquei feliz por perceber que afinal não é impossível mudar uma criança e muito menos um adulto e o pai ficou feliz porque consegui-o respeitar o espaço do Tomás, identificar a sua necessidade e arranjar uma solução! Com esta explicação conseguem perceber que estou a estudar Disciplina Positiva! Esta na hora de mudar mentalidades não só de pais mas educadores e professores também! Esta na hora de criar e educar crianças felizes!

0 Comentários