O tema desta semana do projecto Conversas de Mãe é sobre os três primeiros meses de vida dos nossos bebés.

Quem nós acompanha dês do início sabe mais ou menos como foram estes primeiros tempos.
Não foram fáceis! Nada mesmo! Tudo era novo, a cada novidade surgiam imensas dificuldades/dúvidas! Começando logo pela a amamentação que apesar de ter dado mama por pouco mais que 15 dias foram dias muito complicados. Nos primeiros dias tinha bastante leite e o Tomás custava a pegar na mama. Era tão dorminhoco que fazia intervalos enormes entre as refeições, às vezes de 5/6 horas! Com o passar dos dias tudo foi melhorando e quando a amamentação deixou de ser um problema e passou a ser um ato maravilhoso o leite começou a escassear. E enfrentamos outro problema! O leite deixou de ser suficiente para alimentar o Tomás e tivemos de iniciar o Leite Adaptado. O Tomás começou a ser um relógio e assim que batia as 3horas já estava ele a chorar para comer.

Não posso dizer que o Tomás foi um bebé mau de noite. Porque até dormia bem no inicio entre 5/6 horas e acordava para comer. A faze complicada que passamos com os sonos foi por volta dos 2 meses quando o Tomás começou a recusar a cama dele. E assim sendo dormiu algumas noites ainda comigo, por vezes durante a noite acabava por o pôr na cama dele e com o tempo ele foi se habituado. 

Era e é um bebé que requer muito atenção. Quer sempre alguém por perto para interagir, conversar e brincar. Nos primeiros meses era um bebé antipático não sorria quando se metiam com ele chegava a fazer força com os lábios para não sorrir. Mas hoje em dia é um bem disposto.

Começou a segurar os brinquedos com quase três meses e foi também por está altura que descobriu as mãos.

1 Comentários

  1. Por aqui os 3 primeiros meses não foram fáceis. Eu não tinha experiência NENHUMA. Não tive aulas de preparação. Tinha a minha mãe longe.. vi-me "sozinha" ( o pai ia trabalhar, mas estava sempre pesente!) com um bebé prematuro.
    Apesar de o G ser um bebé muitíssimo fácil. Mamava e dormia... Foram meses de adaptação, cansativos, ele obrigatoriamente tinha que mamar de 3 em 3 horas para ganhar peso, depois teve que mamar de 2h em 2h. E mais para a frente queria mamar de 1h30 em 1h30... e não lha dava sumplemento? Dava, mas ele não queria... adormeci muitas vezes com ele na mama (nunca consegui dar de mamar deitada!).
    Ao contrário do Tomás, ele começou a brincar mais tarde... não demonstrava grande interesse por brinquedos. Quando começou a perceber também nunca quis estar sozinho! Nunca foi muito de colo, nem é!
    Nos 3 primeiros meses nunca ficou doente! Não tinha (muitas) cólicas...
    Recordo tão bem o primeiro sorriso dele intencional, no dia em que fez 1 mês estava a brincar com ele e deu-me um sorrisão...
    Beijinhos para vocês :)

    ResponderEliminar