E começamos ontem um novo projecto! Será diário para quem nos acompanha pelo Instagram e para quem nós segue aqui pelo blog será semanal. Um dos temas que mais cria curiosidade desse lado, agora vão poder acompanhar tudo o que Tomás come por casa.

Com 10 meses e meio o Tomás está a comer praticamente tudo. Quando digo tudo é óbvio que ficam de foram muitos mas mesmo muitos alimentos que nem das nossas refeições fazem parte, o Tomás está a comer tudo o que nós comemos aqui por casa.

Para quem têm curiosidade em relação ao sal. Ele existe sim na nossa comida, mas é quase impossível reconhece-lo porque eu própria fui habituada a cozinhar com pouquíssimo sal e como muito bem comida insonsa se for necessário, apenas não tomei essa opção aqui em casa, porque por vezes comemos fora e será inevitável não comer sal.

Em relação aos açúcares óbvio que também são escassos na alimentação do Tomás, ele não bebe sumos com frequências, nem come bolachas ou doces diariamente. Come sim bolachas mas tudo controlado e quase sempre bolacha Maria não varia muito.

Durante a semana é raro o Tomás comer sopa ao jantar porque ele está a rejeita-la e como já a come ao almoço eu não obrigo, ao fim de semana obrigatóriamente ela faz parte de uma das refeições mais importantes do dia.
Se eu fizer algum comer que acha que ele ainda não o deve comer recorremos a sopa, claro! Por norma ele come tudo o que comemos menos fritos ou comidas muito condimentadas, que para ser sincera não tem feito parte da ementa nos últimos tempos, pois quando penso no jantar penso logo em algo que seja compatível com o Tomás.

As carnes. Bem eu evito que ele coma porco! Dou preferência ao frango e ao peru. Que me lembre ele não fez nenhuma refeição de outras carnes sem ser essas duas e o borrego na sopa, mas isso não significa que não as provou. Sim provou porco, mas não passou de um pedacinho.

Mais curiosidades? Deixem as vossas perguntas aqui ou lá no Instagram que eu vou vós esclarecendo tudinho. Continuem a acompanhar o dia a dia do Tomás e o que ele come. Aqui é no Instagram.

6 Comentários

  1. 10 meses ele sabe mastigar? Ou tem Dentinhos para mastigar? Por exemplo estreitas assim ,n é cedo? Ate pode amolecer mas o estomago ainda n esta preparado para receber alimentos sólidos n mastigados :/ n absorve nutrientes assim...mas,mae é q sabe.n sou mae mas estudo saúde.e,acho mt prematuro comer assim...seria melhor uma papa q estrelitas..sempre é mais nutritiva e é papa. :) mesmo assim é lindo o tomas.

    ResponderEliminar
  2. Sou boa ouvinte, sei aceitar todas as opiniões sejam elas positivas ou negativas. Para a próxima não tenha medo de dar a cara iria lhe responder da mesma forma que o vou fazer.

    O Tomás tem dez meses sim e apenas dois dentes e já mastiga sim, como? Não sei mas o que é certo é que ele já o faz. Se lhe dar estrelitas é cedo? Talvez, mas como disse e muito bem a mãe sou eu e eu é que sei. O Tomás come estrelitas esperiodicamente e não diariamente. As papas são sem dúvida uma boa solução não fosse o caso de o Tomás já o ter lanchado na creche. O lanche que lhe dou em casa é um género de petisco para ele poder aguentar até a hora de jantar, ou seja, já é o segundo lanche da tarde por isso que as vezes é bem mais leve.

    Obrigada, beijinhos 😘 (posso esperar que se identifique? Ou é pedir de mais?)

    ResponderEliminar
  3. Ele já bebe pela palhinha? ;) o G não tem conseguido... a alimentação dos nossos bebés gera sempre controvérsia... assim como a educação, e (quase) tudo que fazemos hihihi! Li que os bebés que não têm dentes, não têm dificuldade em mastigar com as gengivas, alimentação adequada, óbvio :) Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já há uma ou duas semanas que fez essa descoberta, fomos treinando com os pacotes e íamos apertedando e ouve um dia que ele puxou sozinho e já bebe super bem, temos de ter em atenção é o tamanho da palhinha que convém ser pequena.
      É verdade para os outros todo o que fazemos é errado, deixa lá antes de engravidar também dizia que não ia fazer algumas coisas e que faria outras e poucas coisas do que dizia compro. Só na prática é que a gente vê que as coisas não são bem como pensamos. Pois o Tomás não sente dificuldade em mastigar e com doís dentes até consegue morder alguns alimentos mais duros.

      Eliminar
  4. Gostei do seu blog e das dicas que tem partilhado:)... E parabéns, o Tomás é um bébé lindo:).
    Eu fui mãe há menos de dois meses de uma menina e por isso vou passar a segui-la porque acredito que as experiências das outras mamãs podem ajudar imenso.
    Espreite o meu blog, se gostar, siga-me também. Beijinhos

    http://Meninaricameninapobre.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada 😊 Parabéns pela princesa, sem dúvida é tão bom partilhar experiências e saber que são úteis para outras pessoas. Vou seguir o seu blog com certeza 😘 beijinhos

      Eliminar