A amamentação deixou de ser um assunto tabú e passou a fazer parte do dia a dia... Muitos são os críticos da amamentação principalmente quando está é feita em público, coisa que deveria ser o mais banal na nossa sociedade afinal os bebés não tem botão on/off e não os podemos por na pausa enquanto fazemos a nossa vida no exterior.
Falar de amamentação, dar dicas, concelhos muita gente o faz mas partilhar experiências são poucas as mulheres/mães que o fazem. Para quê? É importante muito mesmo partilhar para ajudar outras mães que estão agora a iniciar está nova etapa e que tem a cabeça cheia de perguntas sem respostas, que pensam que toda essa situação apenas está a acontecer com elas quando afinal milhares de mães se não milhões passam pelo mesmo. Uma mãe quando está em processo de adaptação fica muitas vezes com algumas frustrações nem sempre as coisas correm as mil maravilhas, mas o importante é pensarem que tudo o que estão a passar e a fazer é por este pequeno sere que acabou de nascer é nele que tem de pensar. O pensamento positivo é muito importante nesta fase para que não sejam transmitido certos sentimentos ao bebé e não lhe causem desconforto.
A minha experiência pode não ser exemplo para muitas mães mas pode ajudar outras. Foi curto, curtíssimo o tempo que amamentei e com muita pena minha. Pouco antes do Tomás fazer um mês fui obrigada a iniciar o suplemento. O leite simplesmente acabou.
Foi um processo difícil no início o Tomás era muito preguiçoso e só queria dormir, tinha de ser estimulado para mamar e sabe Deus! Ao fim de três quatro dias de estarmos em casa acordou para a vida e mamava de hora a hora, quando não era menos, no início tudo muito bem, aumento bem comia bem. Mas as coisas começaram a mudar e um peito já não chegava para uma mamada, depois de meia dúzia de chupões ficava sem leite. E fui obrigada a dar lhe suplemento, o leite foi secando e em pouco tempo já só havia leite adaptado na alimentação do Tomás.
Tive dores? Algumas no início e inclusive algumas feridas mas tudo normal neste processo de amamentação.
Partilhem as vossas experiências vamos ajudar outras mães!

0 Comentários