Nos últimos tempos o Tomás anda a ter alguns comportamentos agressivos. Por mais que seja chamado a atenção, que leve uma ou outra palmada e que tentemos lhe explicar que está errado ele continua. Estes comportamentos tiram nos do sério, não sou a nós mas a muitos mais pais, porque o receio que ele faça com outros (colegas de creche, amigos e família) e os magoe é enorme.

Mas porque será este um comportamento que maior parte das criança apresentam nesta idade? Eles não nós batem, puxam o cabelo, mordem, etc porque sim, nada disso! Para eles é algo curiosos pois nós demonstramos um sentimento que eles ainda não tem capacidade de entender e expressamos maior parte das vezes um "aí" que para eles não passa de um mero som engraçado e então repetem o ato para o ouvir. Um bebé não tem capacidade de entender o que são sentimentos e a dor que nós sentimos passas lhes ao lado, aos olhos deles somos vistos como um mero objecto sem vida.

Qual a melhor forma de agir perante estes comportamentos? Conversas, vincar sempre que ele não pode fazer isso porque nos mágoa e se ele continuar a apresentar os mesmos comportamentos ignorar! Sim já explicamos a seguir ignorámos para ele entender que não está a ser engraçado a atitude que está a apresentar.

Não pensem que ignorar um bebé faz mal e o faz ficar frustrado nada disso! Ignorar um bebé faz com que ele entenda que o comportamento que está a apresentar está errado não tem interesse para nós e ele rapidamente arranjara algo novo para fazer. Aqui ignorar o Tomás resulta e muito bem quando ele faz birras e atira se para o chão, ele quanto percebe que não está a requer a nossa atenção logo se levanta para de chorar e continua a sua vida.

Foi útil está informação? Espero ter ajudado.

1 Comentários

  1. Fácil não é! O G ainda não demonstrou comportamento agressivo. No enganto, em momentos de birra, o que faço é, antes de a coisa evoluir muito, tento explicar-lhe, umas vezes resulta, outras vezes não! Desvio as atenções dele para outra coisa e passa...

    ResponderEliminar