Se vieram ler este post a pensar que eu sabia qual era o truque milagroso para um bebé e/ou criança comer sem problemas enganam-se! Não, não tenho truques nem dicas porque aqui por casa tudo fluiu sem grandes dramas! O Tomás sempre comeu bem, as vezes há excepções o que é normal quando está doente e principalmente quando os dentinhos estão a dar dores de cabeça.

Nos iniciamos a introdução dos sólidos aos 4 meses e começamos pelas papas, por opção minha apenas. Tanto as primeiras papas como as primeiras sopas correram muito bem, tirando a sopa de alho francês que não consegui que ele a comece nem por nada. Não fui nem sou muito rigorosa com a alimentação do Tomás, é claro que há alimentos que evito dar mas não é sinal que ele não os coma, até porque ele já provou praticamente tudo. Dês de cedo que lhe comecei a introduzir alimentos sem serem passados, através do método BLW. Oferecia lhe os alimentos cortados em pequenos pedaços de forma a que ele conseguisse pegar e comer. Se ele se engasgava? Sim isso aconteceu muitas vezes, mas eu estava sempre por perto e sempre pronta a agir, é preciso que eles se habituem a mastigação. Acho que, é apenas a minha opinião, quanto mais tarde introduzirmos alimentos sólidos pior é! Não há que ter medo, ele tanto se engasga com 7 meses como com 12 ou 13!

"Ah mas o meu filho não têm dentes!" e qual é o problema? Claro que não lhes vão dar uma maçã para eles roerem! Mas uma bolacha que se desfaz, um legume bem cozido ou frutas moles como banana e morango. O Tomás até a pouco tempo tinha apenas 4 dentes e já comia de tudo, maçã, pêra, carne, bem tudo por isso os dentes não impedem em nada.

O Tomás hoje em dia come de tudo e prefer sem dúvida os alimentos sem serem passados, acho que o método BLW influenciou nesta escolha assim como na sua independência. Ele não permite que lhe demos a comida, sempre come sozinho muito ou pouco come, claro que acaba por haver um grande desperdício de comida mas fazer o que, se fosse aos 3 anos não seria diferente. As vezes pode parecer que eles comem pouco, mas para eles será certamente o suficiente se não for eles vão se manifestar para lhes darmos mais.

2 Comentários

  1. também concordo contigo.. depois chegam à idade de comer sem ser passado e não gostam pk nunca foram habituados... nem mastigar sabem :) se bem q eu nao utilizei esse metodo.. mas a Leonor sempre come desde cedo alimentos bem esmagados e adorava :)

    ResponderEliminar
  2. O meu come sozinho fruta, pao, queijo,bolachas, etc mas legumes ou carne...nem pensar. So passadas :(

    ResponderEliminar