Lides domésticas e tarefas - ele já pode ajudar?

junho 24, 2016

Claro que sim! Para mim a idade certa é por volta dos 12/14 meses, quando eles já compreendem o que lhes pedimos, quando eles já andam e quando demonstram interesse por ajudar. O Tomás começou muito cedo, talvez pelos 12 meses a ir deitar a fralda suja no lixo, pode parecer pouca para muita gente mas é uma conquista e um hábito criado.

É importante eles ajudarem? Claro que sim! Para além de impor regras eles acabam por achar piada porque estamos a dar lhes confiança para fazer coisas que os "adultos" até agora faziam sozinhos, eles acabam por achar piada por nós poder ajudar. É importante implementar está ajuda no meio familiar o mais cedo possível, pois eles criam hábitos e rotinas e quanto mais tarde pior será. As vezes as tarefas acabam por não ser realizadas na perfeição então devemos chamar a atenção de forma a explicar qual a forma correcta de fazer para que a criança vá apreendendo.

São diversas as tarefas que eles podem fazer, coisas simples e rápidas.

Ficam aqui algumas ideias de tarefas que eles podem executar entre os 12 e os 18 meses (basicamente estas são as que o Tomás mais faz cá em casa)

- Limpar a mesa com um paninho ( O Tomás já o faz, além das mãos e da boca se lhe dou o pano para a mão ele acaba por limpar o local onde estava o prato dele, e mesmo que seja mal é importante elogiar para que ele continue a fazer e com o tempo irá melhorar.)

- Colocar frutas, legumes, etc dentro de algum recipiente ( Por aqui o Tomás tem ajudado nos dias de sopa, meto os legumes dentro de um alguidar e ele vai passando para a panela.)

- Colocar a loiça na mesa ( O Tomás mete toda a sua loiça na mesa, apesar de toda torta ela está lá, como referi a pouco não há problema de fazer mal é importante sempre elogiar e se eventualmente for preciso mudar algo é essencial explicar a criança o que está errado e colocar corretamente)

- Colocar a roupa suja no cesto ( Também já andamos a treinar.)

- Tirar as meias ( Andamos a treinar tanto as meias como os sapatos mas não está fácil ele já tem noção do que lhe é pedido só ainda não arranjo a forma de tirar.)

- Guardar os brinquedos ( Temos dois cestos para arrumar os brinquedos no quarto, um claro que não chegava e bem ou mal ele vai arrumando mas arruma muito mais rápido as molas no cesto delas quando lhe pedimos.)

- Pegar os sapatos (Sim quando estamos de saída peço lhe quase sempre que ele vá buscar o sapatos, explico onde estão e as vezes ele consegue chegar lá outras vezes perde o interesse pelo caminho, temos de treinar mais.)

- Ajudar os pais, pedir lhe para ir buscar algo (Ele ajuda bastante sempre que pedimos, ora seja a dar a roupa para estender ou a por o que lhe pedimos no lixo, etc.)

- Soprar a comida quando está quente (Aqui já é hábito e nem precisa de estar quente que a primeira coisa que ele faz quando se senta é soprar o prato da comida.)

Estás são apenas algumas ideias de tarefas simples em que eles já podem ajudar. E por aí já meteram os miúdos a ajudar nas diversas tarefas do dia a dia?

Aqui fica uma fotografia da mesa metida pelo Tomás.

You Might Also Like

0 comentários