O desfralde é para muitos pais um bicho de sete cabeças. Enquanto algumas crianças aceitam bem e dentro das idades normais perante a sociedade outras crianças custam se mais a habituar a todo este novo processo. Para mim, e atenção é apenas a minha opinião de mãe, não existe idade certa para tal acontecimento! Não há nada melhor que este processo seja algo natural e quando eles queiram!

Há algumas crianças que manifestam muito cedo incómodo a usar fralda,  outra já anunciam quando fazem alguma necessidade e ainda há algumas que pedem para ir ao penico e/ou sanita. Quando acontece algum destes pontos é sinal que está na hora!

Claro que é preciso muito trabalho antes por parte dos pais, é preciso repetir vezes sem conta que as necessidades tem de ser feitas no penico/sanita, é preciso apresentar lhes o penico e dar lhes para eles o descobrirem! Não fiquem preocupados se a primeira ideia dos mais pequenos for usar o penico como brinquedo o importante é que eles criem ligação e não tenham medo dele.

Depois de todo este tempo de adaptação ao desfralde chegará o dia por eles decidido! Hoje cá por casa foi o dia, apesar de o penico ter saído limpo ele teve lá sentado por meia hora coisa que nunca tinha acontecido! Sempre que lhe perguntavamos se ele se queria sentar ele fugia a sete pés e hoje foi diferente!

Uma questão muito pertinente de uma seguidora que acredito que não seja a única com tal dúvida. "Mas quando iniciar o desfralde?"

Como referi a cima não há idade certa, mas nos iniciamos todo o processo de adaptação aos 18 meses mesmo ainda sem ele demonstrar grande interesse em largar a fralda. Foram seis meses de brincadeira com o penico e agora com 24 meses ele já se sentou! Ainda não fez nada no penico é certo mas para nós esta já é uma verdadeira conquista! Ainda temos uma longa caminhada pela frente mas não tarda teremos um menino sem fralda a viver cá em casa!




1 Comentários

  1. Obrigada pela partilha, lá em casa a minha filha já se expressa muito bem,já verbaliza muitas palavras, inclusive já diz quando tem xixi e quando tem cocó, estamos a pensar comprar um penico, ela faz para a semana 17 meses, a fralda da manhã nunca tem muito xixi, faz uns xixis enormes mal acorda tenho de trocar mais uma vez antes de ir para a creche, hihihi, dizem que já é um sinal que pode começar o desfralde, ainda não penso muito nisso, mas depois vem a avó dizer que está na altura, que o outro neto desfraldou muito antes dos 2 anos (exagero completo da avó) mas é algo que queiramos, quer não, incomoda, cada criança tem o seu tempo, mas infelizmente as pessoas gostam de mandar palpites!!! Vá contando como está a correr, é sempre bom esta partilha, um beijinho grande para vocês, um dia Feliz!!

    ResponderEliminar