Quem nós acompanha pelas redes sociais sabe que o Tomás a semana passada esteve doente. No sábado fomos até às urgências com ele e viemos de lá com diagnóstico de gripe. Sim é uma gripe, uma infecção aguda viral altamente contagiosa. Muita gente não sabe a diferença entre gripe e constipação são bastante semelhantes é verdade mas os sintomas são muito mais fortes nas gripes do que nas constipações e ambas são contagiosas.

Fiz um pequeno resumo para vocês do que é uma gripe para a poderem detectar e ser tratada devidamente.

A gripe normal aparece dois dias depois do contágio, manifesta se rapidamente. Os principais sintomas são: dores de cabeça e musculares, febres altas, tosse, tonturas, perdas de apetite, cansaço, nariz ranhoso, vómitos, garganta dorida... Por norma após 5 dias a febre e os outros sistemas costumam desaparecer mas a tosse e o cansaço podem permanecer mais uma ou duas semanas.

Em caso de gripe é preciso cuidados redobrados para crianças até seis meses ou com doenças crónicas (asma, diabetes,...). O sistema imunitário de crianças ditas saudáveis tem capacidade para combater e vencer, daí não pertencem ao grupo de risco que a DGS recomenda a vacina da gripe.

Não existe cura específica para a gripe nem um xarope destinado a tal mas podemos combater os seus sintomas. Por aqui estamos a usar (atenção foi o que a médica receitou depois de o Tomás ter sido observado) Ben-u-ron e Brufen intercalados para dores e febre, Actifed para a tosse e para o nariz entupido Neo-sinefrina.

Se os sintomas permanecer mais do que o tempo normal é importante ser avaliado por um médico pois pode degenerar alguma infecção e ai sim precisar de antibiótico.

Estas informações são baseadas num artigo do site Clube Zero Dez

0 Comentários