Parece que começamos mais uma fase!
Depois de todas as outras fases chegaram cá casa às mentiras! Afirmei logo depois de ele ter repetido o mesmo ato duas ou três vezes que ele estava a menti, nem sequer hesitei se isso era possível ou não nesta idade. Depois de pesquisar descobri um estudo feito nos Estados Unidos onde se conclui o que 20% das crianças com dois anos já metem! Eles mentem sem ter noção do que isso é ao certo, entre os dois e os três anos eles ainda não conseguem distinguir a realidade da imaginação daí eles serem uns belos atores!

Devemos castiga los!? Nesta idade ainda não! Temos sim de os chamar a atenção e tentar mostrar lhes que estão a fazer algo errado questionados se acham correcto e se realmente as coisas foram mesmo assim. É importante não criar brigas e também não achar piada a brincadeira (pelo menos a frente deles) porque isso acaba por os incentivar a repetir.

É assim que estamos a lidar com o Tomás, não é fácil porque a mentira que ele nos prega é muito grave /perigosa e que pode não correr bem um dia. O Tomás repete sempre a mesma mentira, que alguém lhe bateu, já fui eu e a avó que levamos com as culpas. Esta semana disse que a avó lhe tinha batido sem ela lhe ter tocado sequer é veio ter comigo a fingir que coxeava fazer queixinhas da avó, ela questionou e ele mandou a calar e continuo a dizer me que ela lhe bateu. Em conversas já comentei que isto um dia ainda pode acabar mal vai chegar a ponto que não sabemos se é verdade ou mentira...





2 Comentários

  1. Acredito que fará tudo parte de uma fase, de desenvolvimento como também de crescimento dele. O importante é que saibas lidar com a situação :)
    Bom fim-de-semana *

    ResponderEliminar
  2. Pode ser só mesmo uma fase :) mas é chato, principalmente se ele vai dizer isso a pessoas de fora, como no infantário.

    ResponderEliminar