Parece que faz parte desta fase, entre os 2 e os 4/5 anos as crianças começam a ganhar medos, são vários os medos entre eles está a Nictofobia. Ter medos é saudável, porque a criança está simplesmente a proteger se de estímulos que desconhece ou potencialmente perigosos. É importante não criticar ou brincar com a situação mas sim ajudar a criança a compreender que não  existem motivos para tais medos. 

A Nictofobia ou a escotofobia é a fobia mais frequente entre estas idades, o famoso medo do escuro ou da noite. É normal que todas as crianças passem por esta fase, elas relacionam o escuro /noite a solidão/abandono. Também pode haver medo das sombras que não são 100% visíveis sem luz e a criança associa a outras coisas (os famosos monstros e fantasmas). 

Ontem pela primeira vez o Tomás disse que tinha medo do escuro. Eu expliquei lhe que não fazia mal que ele não tinha de ter medo e que não havia nada de mau na cama da mamã. Já andava desconfiada que ele podesse estar a entrar nesta fase porque tem medo de adormecer no quarto dele e quando acorda de noite é sempre muito sobressaltado e já nem para o nosso quarto vai, ficar a chorar assustado na cama até o ir buscar. 



Vamos lá mais uma fase, muitos litros de paciência e tempo muito tempo para que esta passe e venha outra cheia de força!

0 Comentários