Se há um assunto que atormenta todos os pais é quando os mais pequenos não querem ir a escola! Passa nos tudo pela cabeça, o que poderá ter acontecido para eles de um momento para o outro perderem o interesse. O problema é da escola, e só pode ser da escola é o que pensam muitos pais. E logo tentam arranjar algum problema para lhes apontar as culpas. Mas será mesmo isso!?

É importante em primeiro lugar, mesmo antes de pensar coisas menos boas da escola, perceber se aconteceu algo diferente em casa. Houve alguma mudança!? Mudamos rotinas? A atenção que lhes damos é a mesma!? Temos tempo para eles? Ficaram de castigo ou ralhamos? Todos esses pontos tem de ser respondidos por nós e com a maior sinceridade possível. É importante perceber se afinal o erro não será nosso, se o erro não vai de casa.

Se o tempo que temos para eles é pouco e se o pouco que temos ainda aproveitamos para ralhar e chamar a atenção porque a nossa paciência ao fim do dia também é pouca é normal que a criança faça birras ou demonstre comportamentos diferentes na escola (muitas vezes comportamentos agressivos) e afinal a culpa não era da escola mas sim nossa. As crianças são umas verdadeiras esponjas e absorvem tudo o que lhes rodeia, óbvio que quando as coisas não estão bem eles vão perceber e vão demostrar isso da forma que sabem.

Por isso é importante nunca culpar a escola sem primeiro perceber o que aconteceu em casa que possa influênciar o comportamento das crianças. As vezes mínimas mudanças que para nós podem ser uma coisa banal para eles podem ser uma tempestade num copo de água e daí surgirem tantos problemas nos mais pequenos como os comportamentos agressivos e a falta de equilíbrio emocional.


0 Comentários