Peço desculpa a todos os avós que estão desse lado mas a "culpa" é de um estudo da Universidade Michigan, nos EUA.

Quem nunca ouviu uma crítica depois de ser mãe!?


"Porque antigamente fazíamos assim (...)" "Ainda amamentas com esse tamanho!?" "Porque está calor/sol/frio/vento/chuva (...)" "Deve ter sede/fome." "Não faças assim (...)" "Não lhe ralhes tadinho(a)"

Todas nós, mães, já ouvimos pelo menos uma frase destas e muitas vezes vindo de quem menos esperamos. Parte destas críticas (maior parte) surgem dos avós diz um estudo feito na Universidade Michigan, mais propriamente 68% destas críticas vem dos avós maternos e paternos!

Um dos temas mais criticado é a disciplina!  Seguindo se a alimentação e o sono, entre outros, já quase no fim da lista surge a segurança e os cuidados (dos quais não concordo a posição pois acho que os cuidados é um dos temas também muito criticado).

Eu sei que muitas vezes quem crítica não o faz de forma negativa, é apenas com intenção de alertar e ajudar mas como tudo o que é de mais enjoa as vezes tantas críticas leva a insegurança por parte das mães. Eu própria já o demonstrei aqui pelo blog algumas vezes essa minha insegurança, as vezes chego mesmo a pensar que talvez eu realmente esteja errada na educação que lhe dou e têm vezes que fico a achar que sou má mãe, que todas as outras fazem ou fizeram um melhor papel que eu! Claro que cada qual dá o seu melhor e da forma que acha mais correta. Temos de ser mais mente aberta e deixar de opinar a vida alheia, cada família tem os seus princípios e valores e faz as coisas corretas na sua forma de ver, é preciso saber aceitar isso mesmo que para nós esteja errado e principalmente evitar criticar ou opinar. 

E porque estarão os avós no topo das pessoas que mais criticam? Já pensaram nisso? Ainda não? Parem para pensar, será que o meu pensamento é igual ao vosso? 

Os avós olham para os netos como segundos filhos e querem que estes sejam criados da mesma forma que os pais foram e também por protecção! Quando falamos em avós pensamos logo "aquela pessoa que os estraga com mimos e não só!".


2 Comentários

  1. Ai as avós as avós.. O que eu me vou chatear com elas quando a minha filha nascer 😂
    O que me vai valer é que ambas trabalham e por isso ninguém vai ficar chateado quando a miúda for para a creche [é que ficar com as avós sempra esteve fora de questão..]
    E já tenho resposta(s) na ponta da língua. Elas educaram os filhos delas [no caso eu, o H e os nossos irmãos] à maneira delas.. Eu e o H educamos a NOSSA filha à NOSSA maneira!
    É que eu, sendo da área da educação, já conversei muito com o H sobre o tema e, graças a Deus, ambos temos as mesmas ideias e valores no que respeita à educação de uma criança, o que é ótimo porque nós os dois temos de estar em sintonia, o resto não tem de se meter.
    Se vierem por bem nós agradecemos e conversamos sobre as diferentes ideias.. Se vierem com críticas a coisa vai correr mal.. Porque mesmo que a intenção seja boa, o modo como se fala e o que se diz faz toda a diferença..

    Essa do "coitadinho" deixa-me doida! Se os pais põem a criança de castigo é para seu bem não é nenhum coitadinho!
    Se não lhe dão gomas e porcarias a toda a hora [ou antes de determinada idade] é para seu bem!
    Não suporto essa do "coitadinho". Não estamos a falar de crianças de rua, desnutridas e maltratadas.
    Estamos a falar de famílias normais, que dão o que podem aos filhos e têm de os educar - educar não é dar e deixar fazer tudo!
    Fico possuída com essa do "coitadinho" e vou reagir muito mal quando for comigo..

    E nunca penses que és má mãe. Tu educas o Tomás à tua maneira, da melhor forma que sabes 😊 A única pessoa que pode meter é o pai, porque o filho é de ambos! Não ligues ao resto..
    Desde que nós fomos educadas muita coisa mudou.. Houve muita evolução. Nós [sociedade e, geral] já sabemos tanto mais do que se sabia no tempo das nossas mães..

    Beijinho grande 😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo, obrigada pelas tuas palavras. Têm vezes que é difícil lidar com as criticas, as pessoas gostam sempre de meter o nariz onde não são chamadas. Acredita que ninguém quer melhor que nós aos nossos filhos, claro que tudo o que fazemos está perfeito. Beijinhos!

      Eliminar