Não queria ser mais uma a falar do mesmo, visto que este tema já está mais que falado e quase todo o mundo deu a sua opinião sobre os cadernos da actividades que a Porto Editora lançou a semana passada onde fazia distinção das meninas e dos meninos pelo grau de dificuldade nos exercícios existentes nos dois diferentes livros, um de meninas e outro de rapazes. No meu ver haver dois cadernos não esta errado, com cores e temas diferentes, o problema surge no grau de exigência dos exercícios. 

Mas pronto eu ia mesmo era falar de uma reportagem que vi durante essa polémica em que uma senhora foi apanhada de surpresa com um tema bastante complexo, deu uma resposta que qualquer um de nós podia ter dado sem pensar bem no assunto e acredito que sem maldade. A pobre senhora logo de seguida foi bombardeada com perguntas da repórter que a deixaram um pouco confusa. A pergunta foi simples: "Deixava o seu filho brincar com bonecas?" à qual a senhora respondeu que sim sem hesitar, até aí tudo bem o problema foi quando a senhora acrescentou "até uma certa idade não vejo problema!".

Claro que aqui começa a surgir todas as dúvidas na minha cabeça, na cabeça daquela senhora e na de milhares de portugueses que certamente viram a entrevista.

Fui por partes respondendo a perguntas a mim mesma e cheguei a conclusão que esse é um tema complexo que há coisas que realmente pensamos errado mas o que devemos mesmo é pensar no que é melhor, melhor para os nossos filhos e não para a sociedade!
Se pensar que quando o meu filho tiver 10 anos e quiser brincar com bonecas vai ser gozado pelos amigos e não só!? Sim talvez vá mesmo ser gozado porque infelizmente é essa a sociedade que temos em que criam estereótipos em que há coisas definidas erradamente para meninos e meninas! Mas se o meu filho quiser brincar e se isso lhe trouxer felicidade eu vou apoia-lo e defende-lo sempre!

Afinal porque há tanta descriminação quando um menino brinca com uma boneca, calça uns sapatos de salto para brincar ou quer uma cozinha para cozinhar e uma menina se tiver a jogar à bola, brincar com carrinhos ou com espadas não é menos menina por isso!? Porque será que um homem deixa de ser menos homem? Porque tem um rapaz de ser embutido desde pequeno para o que deve fazer ou não porque pode parecer mal aos olhos da sociedade!?


Eu vou deixar o meu filho brincar com o que quiser, eu vou lhe dar o que me pedir, eu vou lhe apoiar se um dia ele for gozado e eu vou defende lo sempre! Afinal é a felicidade dele que está em jogo e o resto é apenas restos de um sociedade de mente pequena e fechada!

1 Comentários

  1. Isso é tudo mto bonito em teoria e eu até penso exactamente cmo tu, a sério. Mas, na prática, vai partir-te o coração vê-lo a ser gozado e magoado e vais querer dizer-lhe, no fundo, mesmo que não o faças, para fazer o que a sociedade quer, para que ninguém o ponha de parte. Infelizmente, a sociedade é uma merda.

    ResponderEliminar