Não, não é para me gabar, não de todo! É apenas um orgulho enorme ter um filho assim EDUCADO! E não, não foi forçado para tal é dele, é espontâneo! O Tomás é a prova que as crianças podem ter valores sem serem literalmente obrigadas! Sou educada (e não também não me estou a gabar, mas se quiserem me chamar convencida estão a vontade!), agradeço e peço desculpa sempre que falho, admito os meus erros e não tenho medo de os corrigir. Nunca embuti essa educação ao Tomás, sabia que um dia ele teria tempo de o aprender. Sabia que um dia ele ia usar as palavrinhas mágicas sem ter uma segunda voz: "Diz obrigado", "Pede desculpa!" "Filho tens de pedir por favor!". Sabia que no dia em que ele o fizesse por ele sem pressão ia ficar feliz mas nunca imaginei que o orgulho seria assim tanto.

Orgulho me mesmo muito de ter um menino super educado em casa, apesar de todas aquelas fases chatas e de todos os disparates que faz! E orgulho me ainda mais quando é notório perante os outros essa educação que se criou, que veio dos princípios dele mas principalmente da personalidade dele! Ele é assim e ponto! Claro que há dias que falha, falha um obrigado por vergonha ou um por favor quando quer mesmo algo e está sem paciência ou por outros tantos motivos. Ma não falha um pedido de desculpa, esse sim é sagrado!

Mas afinal qual é a melhor fase para dar valor as palavras mágicas? Não é de certeza quando eles são bebés! Que não sabem gerir emoções e sentimentos, que ainda mal sabem exprimir uma vontade! A altura em que estás palavras devem fazer parte do quotidiano de uma criança é na fase do pré-escolar, a melhor forma de lhes ensinar é por exemplo, sim as crianças nesta fase imitam tudo o que fazemos! É também muito importante elogiar a criança quando ela consegue cumprir a missão de agradecer ou pedir perdão!

Este deve ser um processo natural, mas nem todas as crianças são assim e daí surge a nossa intervenção como pais. Com isto não quero dizer que se alguma criança não o fizer naturalmente é mal-educada ou mal-formada não, nada disso! Há crianças e crianças, há crianças bastante orgulhosas e teimosas que tem dificuldades em lidar com certas situações e nesses casos claro que é importante falar com a criança e ajuda-la!



1 Comentários

  1. Espero conseguir dar-lhe uma boa eduucação, sim! Parabéns!
    Beijinhos,
    http://chicana.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar