Acho que não há virose com mais pinta que está! A quase um mês que fomos alertados na escola que haviam alguns meninos em casa com varicela, os dias foram passando e pensei que ela tinha passado ao lado da nossa porta. Se bem que preferiam que ela viesse o quanto antes, dizem os antigos que quanto mais velhos pior.

É horrível ter varicela, dá febre altíssimas e muita comichão! É um bicho Papão na boca de muita gente mas por aqui foi (bom está a ser) diferente. As borbulhas não alastraram muito, usamos o termómetro uma vez e até agora ainda não se coçou. Claro que nem todos os miúdos são iguais, felizmente, apenas estou a partilhar com vocês a nossa experiência, que se não fosse termos de estar enclausurados em casa estava a ser muito boa. O único problema por cá está ser mesmo esse o isolamento que a virose implica está a deixar o Tomás bastante rabugento.

Mas afinal o que é a varicela!? 

A varicela é uma virose provocada pelo vírus varicela-zoster. É uma doença da época aparecendo principalmente no fim do inverno e no início da primavera. 
A sua transmissão é feita de 2 formas: por contacto directo com as lesões cutâneas; e por contacto indirecto através do ar contaminado. O risco de transmissão começa cerca de dois dias antes do aparecimento das primeiras borbulhas e só termina quando todas estão em fase de crosta. 

E afinal como se trata!?

Não existe tratamento! É verdade e foi isto que mais me indignou quando sai das urgências de mãos a abanar sem qualquer receita!
A médica apenas deu nos duas indicações: Ben-u-ron em caso de febre e nunca Brufen pois pode desencadear uma doença a nível cerebral; é um anti-histamínico caso ele tivesse muita comichão. 

Felizmente só precisamos de Ben-u-ron uma noite e mais nada.

A enfermeira recomendo ainda que lhe cortasse as unhas bem rentes para não correr o risco de se magoar e/ou infectar alguns borbulha quando a coça-se.

E eu recomendo litros de paciência para quem ficar tantos dias como ele fechado em casa porque não serão dias fáceis! 






0 Comentários