Este é um tema tão comum agora entre pais, todos reclamam das novas tecnologias e do mal que elas fazem as crianças mas poucos têm iniciativa para por um travão no uso excessivo das mesmas!

Gostava de dizer que este post é meramente a minha opinião que não é baseado em nenhum psicólogo ou especialistas e que isto são apenas palavras de uma mãe que passou por uma experiência e quer partilhá-la ao mundo!

Ao início tudo era muito bonito, os T’s ocupavam lhe tempo, tempo esse que ele não perdia em birras, os T’s ajudavam no a comer tudo e depressa, os T’s eram excelentes opções para quando saíamos ou mesmo quando estávamos em casa e não tínhamos tempo para lhe dar atenção. No fim os T’s eram bons para tudo. Na verdade teve alguns, poucos, contributos para o seu desenvolvimento. Começou a cantar algumas músicas que ia ouvindo no YouTube e até contava até 10 em inglês com cerca de dois anos! Mas por outro lado começamos a perceber que os T’s tinham excedido o seu limite cá em casa! Ele não sabia brincar, os brinquedos estavam no quarto a ganhar pó, ele imitava muitos comportamentos agressivos de vídeos parvos que há infelizmente pelo o YouTube, ele ficou obcecando pelos T’s precisava deles para tudo, de manhã à noite, e se não os tivesse chorava horrores! 

Foi nessa altura que percebemos que realmente tínhamos de mudar alguma coisa, o que inicialmente era um uso consciente descontrolou-se! Fomos-lhe tirando aos poucos, ouvimos o chorar muitas vezes com um não, contamos até 10 tantas e tantas vezes e arranjamos mil e uma maneiras de o distrair... Passamos a ter mais tempo, brincávamos com ele, passamos a conversar à mesa para que ele comece sem se lembrar dos T’s. Foram dias difíceis e ele lembrava se muitas vezes de os pedir, corria todos os cantos à procura deles e tivemos de abdicar nós também do uso dos T’s a frente dele! Afinal só fazia sentido se nos pais déssemos o exemplo! 

Consegui-mos, há quase dois anos que os tablets não são ligados, estão ainda escondidos e ele nunca mais os pediu! A única coisa que ele pede algumas vezes é o telemóvel quando saímos e ele realmente está a apanhar uma valente seca mas isso não significa que lhe dê de mãos beijadas. Primeiro arranjamos outras soluções, tento sempre ter alguns brinquedos dentro da mala para o entreter, as vezes uma simples caneta é o suficiente e só quando já não conseguimos mais dar lhe a volta é que recorremos  ao telemóvel.

O que mudou!? Aprendeu a brincar de novo, as birras passaram a ser controladas de outra forma e na verdade diminuíram bastante, nunca mais repetiu aqueles comportamentos agressivos que via nos vídeos... Mas principalmente o nosso tempo em família passou a ter muito mais qualidade! Acho que o problema não está apena neles mas sim na nossa vontade! Eu sei que as vezes é difícil, que falta tempo e muitas vezes paciência para eles por n  motivos diferentes mas isso não pode ser desculpa jamais para deixar de ter tempo de qualidade para eles, eles são exemplo do que nós somos e assim será pela vida fora!  




1 Comentários

  1. Bom Dia, antes de mais mt obrigada por partilhar o que e neste momento uma pandemia mundial.
    Infelizmente revejo-me em cada uma das suas palavras... com exactamente 2 anos a minha filha esta uma viciada em Telemoveis ( youtube) . Estamos a procura de ajuda/dicas para retirar completamente o seu uso mas ate agora sem sucesso.
    Sera que me pode dar dicas de como fez exactamente?
    mt obrigada

    ResponderEliminar